Cloud Computing: o que é, como funciona, quais os tipos e vantagens

Back to blog
September 14, 2023 Artigos

Descubra como a Cloud Computing pode beneficiar o seu negócio. Saiba o que é, os tipos de nuvem e as maiores vantagens desse serviço. Leia mais!

Legenda da Imagem

Mesmo após a diminuição de casos da Covid-19 mundo afora, ainda conseguimos perceber os efeitos sociais e empresariais causados. Um dos principais pontos é que as empresas tiveram de se adaptar rapidamente ao trabalho remoto e à colaboração virtual.

Essa necessidade de digitalização – que já vinha acontecendo nos últimos 20 anos –, aumentou a demanda por serviços de nuvem. Inclusive, organizações de todos os portes e segmentos estão adotando a Cloud Computing como estratégia de crescimento.

Neste artigo, vamos explorar os conceitos básicos da Cloud Computing e as vantagens que ela oferece para instituições e usuários. Se você quer saber mais como ajudará a sua empresa ou simplificar o seu fluxo de trabalho, continue lendo!

O que é Cloud Computing?

Cloud Computing é um modelo de entrega de serviços de computação pela internet, com a qual é possível acessar e hospedar recursos, programas e informações em qualquer lugar do mundo, sem exigir um hardware ou infraestrutura própria. 

Ao contrário dos sistemas tradicionais, nos quais as organizações contavam com sua própria infraestrutura física, o Cloud Computing elimina a necessidade de comprar e manter hardware caro. Isso permite mais agilidade às empresas, que despedirão menos tempo com tarefas de manutenção e terão mais tempo disponível em objetivos estratégicos e inovações.

Para uma ideia da proporção que essa crescente demanda tomou, em 2021, uma pesquisa do IDC Brasil concluiu que os investimentos em plataformas de nuvem pública atingiriam US$ 3 bilhões naquele ano, 46,5% a mais do que em 2020.

A ascensão do Cloud Computing também é atribuída à capacidade de oferecer soluções resilientes e seguras. Os provedores de nuvem investem maciçamente em segurança, garantindo sistemas robustos e resistentes a diferentes tipos de ameaças.

A flexibilidade e a escalabilidade da Cloud Computing permitem uma ampla variedade de casos de uso para empresas e indivíduos. A seguir, listamos exemplos de aplicações dessa solução. 

Uma das principais características do Cloud Computing é o modelo de pagamento por uso. Ou seja, as organizações pagam apenas pelos recursos que utilizam, seja armazenamento, processamento ou largura de banda. É uma solução econômica para muitas empresas.

Aplicações da Cloud Computing

  • Armazenamento de dados: armazena substanciais quantidades de dados em servidores remotos, acessíveis de qualquer local, via conexão à internet;
  • Serviços de processamento: hospeda aplicativos e serviços, como Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina e análise de dados;
  • Aplicativos de negócios: aloja ferramentas diversas, como de gerenciamento de projetos, sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM), softwares de contabilidade e mais;
  • Serviços de hospedagem de sites: engloba sites, blogs, marketplaces e outras plataformas, oferecendo escalabilidade e confiabilidade para lidar com tráfego variável;
  • Virtualização: virtualiza servidores, possibilitando que várias instâncias de sistemas operacionais e aplicativos compartilhem um único servidor físico;
  • Backup e recuperação de desastres: contribui para restaurar rapidamente os dados em caso de falha do sistema ou desastres naturais. 

Falaremos mais sobre esse tema nos tópicos seguintes.

Como funciona a Cloud Computing?

A fim de conectar dispositivos e recursos centralizados, utiliza-se um servidor remoto, que armazenará todos os dados e programas necessários. Dessa forma, o usuário consegue executar suas tarefas, independentemente de onde está. 

Esses servidores, muitas vezes, fazem parte de um complexo de data centers disseminados pelo mundo, proporcionando redundância e garantindo a disponibilidade e a rapidez do acesso aos dados.

Um dos principais diferenciais da computação em nuvem é que as empresas acessam os recursos sob demanda, ou seja, pagando apenas pelo que utilizam, o que significa incontáveis benefícios, que serão citados no decorrer do conteúdo. Além disso, o gerenciamento centralizado de recursos e o dimensionamento automático contribuem para o máximo de desempenho, mesmo durante picos de uso dos aplicativos.

A Cloud Computing fornece diversas soluções: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS). Cada uma oferece diferentes níveis de controle e personalização.

É importante observar que, com IaaS, os usuários obtêm recursos básicos, como servidores e armazenamento; com PaaS, as ferramentas criam e hospedam aplicativos; com SaaS, há acesso direto a aplicativos específicos hospedados na nuvem. Esses modelos, juntos, cobrem uma ampla gama de negócios e técnicas, tornando a Cloud Computing uma solução versátil a diversas situações.

SaaS, PaaS e IaaS: conheça os serviços da Cloud Computing

Cada modelo de serviço conta com suas próprias vantagens e é adequado para diferentes casos de uso. Conheça melhor as características desses serviços da computação em nuvem:

1. Software as a Service (SaaS)

Este modelo fornece aplicativos de software hospedados remotamente e disponíveis para acesso via internet.

Os usuários conseguem acessar e usar os aplicativos por meio de seus navegadores da Web, geralmente gratuitamente ou mediante assinaturas, sem a necessidade de instalação de software local ou investimento em licenças. Isso garante atualizações automáticas e facilita a colaboração entre equipes distribuídas geograficamente.

2. Platform as a Service (PaaS)

Disponibiliza uma plataforma completa para desenvolvimento, teste e implementação de aplicativos.

Os usuários acessam uma infraestrutura de hardware e software, com sistemas operacionais, servidores Web, Business Intelligence, bancos de dados e outras ferramentas necessárias para implantar, executar e aperfeiçoar aplicações. Isso permite aos desenvolvedores se concentrarem na codificação, enquanto a plataforma cuida de aspectos como escalabilidade e segurança.

3. Infrastructure as a Service (IaaS)

Aluga recursos de infraestrutura de TI, como servidores, routers, racks, data centers, hardwares e outras ferramentas hospedadas remotamente.

Os usuários implantam seus próprios aplicativos e sistemas operacionais, sem a exigência de gerenciamento de hardware localmente. Esse serviço proporciona uma flexibilidade significativa e é especialmente benéfico para empresas com necessidades variáveis de recursos. Tudo é on demand, e a empresa provedora é responsável pela gestão e manutenção.

9 vantagens da Cloud Computing para empresas

Elencamos os maiores benefícios da computação em nuvem para as empresas e seus usuários.

1. Escalabilidade: capacidade de aumentar ou diminuir rapidamente os recursos de computação em resposta às necessidades da empresa, sem grandes investimentos iniciais ou compromissos de longo prazo;

2. Flexibilidade: acesso a recursos de computação, em qualquer lugar e a todo momento, desde que haja uma conexão com a internet, permitindo mobilidade aos colaboradores e a possibilidade de trabalho remoto;

3. Redução de custos: diminuição de gastos com TI, incluindo hardware, software e manutenção, bem como a redução dos custos de energia e espaço físico. A estrutura de pagamento pelo uso também evita gastos desnecessários;

4. Mais segurança: os provedores de nuvem geralmente oferecem recursos de segurança avançados, incluindo criptografia de dados e autenticação multifator e monitoramento contínuo de ameaças;

5. Melhor desempenho: são empregadas tecnologias de última geração, como servidores de alta capacidade e armazenamento de alta velocidade, para melhorar o desempenho de aplicativos e sistemas, além de atualizações automáticas e contínuas;

6. Mais disponibilidade: mantém os sistemas e aplicativos disponíveis em caso de falhas de hardware ou outros problemas, com o auxílio de backups automáticos e redundâncias;

7. Facilidade de gerenciamento: o gerenciamento das aplicações em uma única plataforma centralizada simplifica a administração de TI e otimiza a tomada de decisões;

8. Colaboração: possibilita o compartilhamento de dados e recursos de maneira eficiente entre equipes e departamentos, facilitando a coordenação de projetos e a comunicação em tempo real;

9. Sustentabilidade: a Cloud Computing pode ser mais sustentável do que as infraestruturas de TI tradicionais, por reduzir a necessidade de energia e refrigeração de data centers locais. Isso pode ajudar as empresas a reduzirem sua pegada de carbono e serem ecologicamente mais corretas. Além disso, ao centralizar recursos, há uma utilização mais eficiente da energia.

Essas vantagens são geralmente associadas aos modelos de implantação, mas costumam variar conforme a solução específica e como é implementada. Cada organização deve avaliar suas necessidades e escolher o modelo de implantação que melhor atende às suas demandas.

Como é feita a migração para a Cloud?

A migração para a computação em nuvem envolve a transferência de dados, aplicativos e recursos de TI de um ambiente local para a nuvem.

Geralmente, ocorre migração quando os servidores locais não apresentam um bom desempenho ou se a empresa quer elevar o seu patamar na disputada concorrência no mercado.

Embora pareça simples, as organizações devem ser extremamente atentas e cuidadosas ao realizarem esse processo migratório. Quando não executado da maneira certa, acarreta um grande problema. O procedimento envolve as seguintes etapas:

  • Avaliação de requisitos;
  • Escolha do provedor de nuvem;
  • Planejamento da migração;
  • Transferência de dados e aplicativos;
  • Teste e verificação;
  • Otimização e gerenciamento contínuo.

Para não haver nenhuma dificuldade ou problemas que, eventualmente, prejudiquem a organização com perda de dados, ciberataques e outros desafios, recomenda-se contar com ajuda profissional.

Aqui, na Sencinet, gerenciamos 100% do processo de migração para a nuvem, mitigando ao máximo o risco operacional, com metodologia exclusiva de trabalho. Operamos as principais ferramentas de provedores de Cloud e apoiamos soluções simples ou complexas.

Quais são os modelos de implantação da Cloud Computing?

Quando se trata de computação em nuvem, existem três modelos principais: nuvens pública, privada e híbrida.

A escolha do modelo ideal deve ser baseada em fatores críticos, como custo, disponibilidade, desempenho e expectativas. Entenda melhor a seguir!

Nuvem pública

A nuvem pública é um modelo de computação em que recursos como servidores e armazenamento são disponibilizados por terceiros. Assim, cabe ao cliente enviar seus arquivos, dados e aplicativos, ao passo que o provedor é encarregado pela proteção e manutenção dos ativos.

Todos os recursos estarão disponíveis na Web e compartilhados simultaneamente por diversos usuários em suas áreas separadas, assegurando a uniformidade das aplicações. Este modelo é mais vantajoso economicamente, e uma escolha recomendável para empresas que desejam reduzir seus custos de investimento.

Nuvem privada

A empresa assume a responsabilidade por manter a infraestrutura da nuvem em sua própria rede e concede acesso restrito apenas a usuários autorizados (colaboradores, parceiros, etc.)

O modelo possibilita personalizar funções conforme as necessidades específicas. Por ser desenvolvido exclusivamente para a organização, todos os processos são adaptados à realidade do negócio, permitindo mais flexibilidade e controle.

Frequentemente, companhias que precisam seguir normas e regulamentos rigorosos de segurança e privacidade de dados, como instituições financeiras e governamentais, costumam optar pela nuvem privada.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida consiste na combinação de características e serviços das nuvens pública e privada, com a integração e o compartilhamento de dados e aplicativos entre os dois modelos.

Por meio dessa abordagem, há o aproveitamento flexível e personalizado, conforme as demandas e os objetivos do negócio, conectados por meio de tecnologias avançadas e padronizadas.

Com a solução da Sencinet, por exemplo, a sua empresa utilizará os recursos disponíveis, de maneira mais eficiente, por um número maior de opções tecnológicas e sem perder o controle ou o gerenciamento global.

Conheça, na prática, as vantagens da computação em nuvem

Agora que você já sabe o que é a Cloud Computing, chegou o momento de iniciar a transformação digital do seu negócio com quem entende do assunto: a Sencinet! 

O foco da Sencinet, líder em soluções de Cloud Computing, é auxiliar as jornadas de transformação digital nas empresas. Com anos de experiência no mercado e um portfólio repleto de soluções inovadoras, a Sencinet se destaca por oferecer serviços que alinham desempenho, segurança e escalabilidade, tais como nuvem híbrida, nuvem privada customizada, gerenciamento e monitoramento, migração para a nuvem e consultoria em Cloud Computing.

Com servidores de alta capacidade e conexões de alta velocidade, as soluções da Sencinet garantem que suas aplicações funcionem no auge da eficiência. Contamos com protocolos avançados de segurança e equipes especializadas de monitoramento 24/7 para manter seus dados e aplicações protegidos.

Desenvolver um negócio bem-sucedido no mundo digital atual exige soluções de TI flexíveis, escaláveis e confiáveis. Na Sencinet, você conta com um parceiro comprometido em fornecer justamente isso!


Quer elevar o nível do seu negócio com as soluções de Clouding Computing para empresas? No site, descubra como a Sencinet transformará a maneira como sua empresa opera na era digital!

Sign up to receive our content