Comunicação via satélite: o que é, vantagens e como funciona

Back to blog
April 19, 2023 Artigos

Precisando transmitir dados para outros locais? Conheça as vantagens da comunicação via satélite, suas aplicações e funcionamento. Leia aqui!

Legenda da Imagem

Com a expansão do mercado global, a necessidade de se comunicar com pessoas e empresas em diferentes partes do mundo se torna cada vez mais importante. No entanto, muitas vezes, a interação é afetada por obstáculos como distância geográfica, condições climáticas e limitações técnicas. É aí que a comunicação via satélite entra em jogo!

Neste blog, vamos explorar em detalhes o que é a comunicação via satélite, como ela funciona e as diversas aplicações e benefícios que o sistema oferece. Continue lendo e descubra como essa tecnologia pode influenciar no seu negócio.

 

O que é a comunicação via satélite?

Como o próprio nome sugere, a comunicação via satélite utiliza um satélite como peça-chave do sistema. Essa comunicação permite a transmissão de informações, como voz, vídeo e outras aplicações, por meio desse objeto em órbita ao redor da Terra.

A comunicação via satélite permite a transferência de dados em tempo real, independentemente da distância entre as partes envolvidas. É, justamente, uma das soluções mais utilizadas por empresas afastadas geograficamente.

Esse serviço evoluiu tanto nos últimos anos que, hoje em dia, com o auxílio da Internet das Coisas (IoT), tornou-se possível gerenciar recursos e monitorar equipamentos de qualquer lugar do planeta.

 

Como funciona a comunicação via satélite?

O satélite em si age como um canal de comunicação entre um dispositivo transmissor e outro receptor, disseminando informações através de ondas eletromagnéticas.

Na prática, são utilizadas antenas em terra para enviar sinais ao satélite, que, por sua vez, os retransmite para outra antena em um local diferente.

O serviço pode ser unidirecional, quando o sinal é enviado de um aparelho para outro em apenas uma direção; ou bidirecional, trocando sinais em direções opostas entre os dispositivos.

 

4 benefícios da comunicação via satélite

Essa tecnologia oferece várias vantagens em comparação com outras formas de comunicação, incluindo:

 

1) Cobertura global

Permite que organizações e indivíduos se comuniquem em qualquer lugar do mundo, mesmo em áreas remotas onde a infraestrutura terrestre é escassa ou inexistente.

Isso torna a comunicação via satélite uma opção atraente para empresas que operam em vários países ou que precisam manter comunicação ininterrupta.

 

2) Qualidade

A comunicação via satélite utiliza sinais de rádio de alta frequência para transmitir dados, o que geralmente resulta em uma conexão mais estável.

Também é superior em termos de velocidade e capacidade de suportar vários tipos de tráfego de informações.

 

3) Confiabilidade

Um dos principais diferenciais da comunicação via satélite é a segurança, pois os dados são criptografados e protegidos contra possíveis violações de privacidade.

Além disso, é menos suscetível a interferências eletromagnéticas e outros tipos de interferência, gerando uma conexão mais confiável.

 

4) Flexibilidade

Possibilita que as empresas sejam flexíveis em suas operações, permitindo a comunicação em áreas remotas e em situações de emergência.

Além disso, a configuração é simples, tornando-a uma alternativa interessante para empresas que necessitam de uma solução prática e ágil.

 

Quais setores podem utilizar comunicação via satélite?

A resposta é animadora, pois a grande maioria dos segmentos corporativos têm capacidade de implementar a comunicação via satélite.

Dentre os que se beneficiam da tecnologia estão: agricultura, logística, postos de gasolina, indústrias e companhias de telecomunicações.

O agronegócio, inclusive, é o principal setor da economia brasileira hoje em dia e, diante das dificuldades da área rural, necessitam com urgência melhorar a sua infraestrutura de comunicação.

Para levar eficiência e conectividade a esses negócios, nós, da Sencinet, oferecemos conexão estável, proporcionando excelentes oportunidades mesmo longe dos centros urbanos.

 

Conheça mais vantagens da nossa solução via satélite para a sua empresa

Provemos acesso bidirecional de alta capacidade para acesso à internet ou redes corporativas. Além disso, com o nosso serviço de comunicação via SAT, você e a sua empresa garantem:

  Suporte de uma equipe com mais de 20 anos de experiência

  Expertise da empresa que lidera o mercado de comunicação SAT corporativo em Latam

  Uma rede completamente integrada

  Soluções de conectividade fim a fim

  Cinco teleportos na região

Conheça outras possibilidades da comunicação SAT para o seu negócio!

Sign up to receive our content