SD-WAN Seguro: conheça as etapas para sua implementação em empresas

Back to blog
October 4, 2021 Artigos

O SD-WAN possui diversas vantagens para as empresas e para implementá-lo são necessárias algumas etapas. Quer saber quais são? Veja Aqui!

Legenda da Imagem
SD-WAN Seguro

O SD-WAN é uma rede remota que permite uma melhor utilização dos circuitos de comunicação de uma empresa, sejam eles conexões feitas por meio de conexões MPLS, Internet, 4G, 5G, entre outros. Ela proporciona unir várias tecnologias em prol de melhorar a qualidade da conectividade e do acesso as aplicações de negócios.

Por esse e outros motivos, o SD-WAN tem sido adotado por empresas de todos os portes, que desejam implantar uma rede com conexão de qualidade, capaz de facilitar o trabalho tanto na matriz quanto em suas filiais. 

Contudo, uma das principais dúvidas dos gestores é sobre como ocorre o processo de implementação desta solução em seus negócios. Para esclarecer esta dúvida, neste artigo falaremos mais sobre as etapas de instalação do SD-WAN em empresas. Esperamos que você goste da leitura. Acompanhe!

Quais as vantagens de ter uma rede SD-WAN na minha empresa?

Antes de entrarmos no mérito das etapas de instalação desta tecnologia na sua empresa e filiais - caso as tenha – é importante que fique bem entendido o porquê da rede SD-WAN ser uma excelente opção para o seu negócio. Portanto, listamos alguns dos principais benefícios que a solução traz a ele. Confira!

•    Redução de custos operacionais;
•    Recursos de segurança integrados;
•    Desempenho e experiência;
•    Aplicativos em nuvem, com conexões robustas e confiáveis;
•    Implantação zero-touch, rápida, flexível e escalável;
•    Maior disponibilidade de serviços de rede, proporcionando uma melhor experiência para todos os usuários.

Vale ressaltar que caso você esteja com dúvidas se o SD-WAN está disponível para o seu segmento, fique tranquilo. Esta tecnologia é recomendada para todas as áreas de atuação.

Como avaliar a necessidade do SD-WAN para a minha empresa?

Em primeiro lugar, é preciso reconhecer se sua empresa está em um processo de expansão que exige a necessidade de aumentar a disponibilidade de banda para ser capaz de suportar toda a demanda motivada pelo crescimento do seu negócio. O SD-WAN surge, principalmente, como alternativa ao MPLS, que custa muito mais caro.
Entretanto, para avaliar a necessidade desta tecnologia na sua corporação, há uma série de fatores que precisam ser levados em consideração. São eles:

1.    Arquitetura: Começamos analisando a estrutura da sua rede de longa distância, se é centralizada, decentralizada, as conexões com nuvens públicas ou privadas.

2.    Utilização: Quais são as principais aplicações de negócio em uso, suas características e criticidade. Quais são os desafios de negócio enfrentados na utilização da rede de longa distância da empresa.

3.    Segurança: Políticas e requerimentos de segurança de seu negócio, sem esquecer também das normas de proteção de dados previstas na LGPD.

4.    Custo-benefício: avalie se as conexões em uso na sua empresa realmente atendem ao seu negócio e qual objetivo de retorno em termos de custo-benefício se busca alcançar com o SD-WAN.

Quais são as etapas de instalação do SD-WAN na minha empresa?

Caso o SD-WAN tenha despertado seu interesse, mas está em dúvida sobre como implementá-lo de uma maneira eficaz em sua empresa ou filiais, vamos explicar alguns pontos necessários de serem levados em consideração.

Em primeiro lugar, como explicamos anteriormente, é necessário que fazer um mapeamento na sua empresa e refletir sobre quais são as suas prioridades de melhorias ao fazer uso desta tecnologia. Pode ser que a situação da sua matriz e filiais seja um tanto distinta, por isso é tão importante entender onde você está e para onde quer ir.

Feito isso, analise a infraestrutura disponível. Neste ponto, não queremos nos referir diretamente ao espaço físico que sua empresa ocupa, mas sobre a rede que já utiliza no seu negócio. Isso porque com o SD-WAN a obrigatoriedade de criar uma rede nova é descartada, já que ele pode ser implementado a partir de uma rede já existente.

Antes de fechar a contratação do sistema, procure realizar um período de testes, para evitar o risco de assinar contrato com uma empresa que não é especialista na área e, consequentemente, não terá como prestar o suporte necessário para você. Não esqueça de levar em conta tópicos como segurança dos dados e custo-benefício.

Por fim, depois de tudo pronto e instalado, sua equipe precisa ter o treinamento necessário para operar o SD-WAN de forma que garanta com que ele gere os melhores resultados para o seu negócio. Ofereça todo o suporte necessário através de cursos, workshops, palestras e afins.

Quer saber mais sobre este assunto e melhorar a conectividade na sua corporação? Entre em contato com um dos nossos especialistas!
 

Sign up to receive our content