Data Centers e a jornada para a Hiperconvergência

Volver al blog
18 de octubre de 2022 Sencinet na Imprensa

Hiperconvergência é a base para a verdadeira construção de uma nuvem privada que vai evoluir para uma nuvem híbrida, que pode vir a ser o que nós chamamos de multicloud.

Legenda da Imagem

“Hiperconvergência é a base, o primeiro passo, a fundação para a verdadeira construção de uma nuvem privada que vai evoluir para uma nuvem híbrida, que com diversos players, forma o que chamamos hoje de multicloud. Plataforma que oferece liberdade total para escolher como os gestores de TI querem ter seus projetos, independentemente do local ou formato desejado”, declara Leandro Lopes, diretor de Engenharia de Sistemas da Nutanix, empresa que atua no setor de data center com foco na oferta de infraestrutura hiperconvergente.

Em entrevista, Leandro Lopes explica que a hiperconvergência é uma infraestrutura escalável e integrada ao software que aplica uma abordagem modular à capacidade de computação, rede e armazenamento, e se concentra fortemente nos benefícios que o data center traz para a mesa, garantindo amplas vantagens que aumentam os resultados de uma organização e sua produtividade.

 

Muitos especialistas dizem que a hiperconvergência é “a última palavra” quando se fala em reduzir custos com data center. É isso mesmo?

Eu diria que sim. É fato que a grande inovação trazida pela hiperconvergência é a redução de custos operacionais, além da otimização dos processos de TI. Temos cases de clientes com projetos locais que destacam bastante essa questão, como a AACD, que economizou cerca de R$ 300 mil por ano aumentando sua escalabilidade, eficiência e dando um passo fundamental em sua jornada para Transformação Digital.

 

Quais são os fatores-chave para obter uma infraestrutura hiperconvergente em um data center?

Em se tratando de benefícios de uma infraestrutura hiperconvergente, o fator-chave é a simplicidade. Além de facilidade de gestão, redução de custos operacionais tanto em horas necessárias para gerenciar um ambiente, bem como o espaço físico em data center; consumo de energia elétrica, refrigeração etc. Tudo isso faz com que os clientes se interessem bastante pela infraestrutura hiperconvergente.

Outro fator interessante é o consumo (em termos do uso dos recursos), que pode ser fracionado, muito parecido com o consumo que os clientes hoje têm nas clouds públicas. É possível realizar uma aquisição fracionada, diferente das tecnologias tradicionais que geralmente demandam compras em grandes tamanhos, porque é difícil de crescer em blocos, pois são muitas camadas para escalar.

 

De que forma a hiperconvergência ajuda empresas a aprimorarem o negócio garantindo excelência no gerenciamento dos data centers?

Quando olhamos de qual forma podemos ajudar os clientes a aprimorar os negócios, penso que a facilidade de gestão, a redução de custos e o crescimento escalável que a hiperconvergência possibilita às empresas para focar mais e dedicar tempo ao que realmente interessa, que são suas aplicações e o próprio negócio. Vinculado à facilidade de gestão: TI deixa de ter múltiplas interfaces, todas as aplicações e dados ficam em um lugar só, monitoradas por um dashboard único. Então quanto ao aprimoramento dos negócios, a facilidade da gestão permite que o setor tenha mais tempo para se dedicar ao que é mais crítico para a empresa, é um fator bastante importante, seguido do consumo fracionado e da redução operacional.

 

No Brasil, é crescente o número de empresas que optam por soluções de hiperconvergência para simplificar o armazenamento e o processamento de dados?

Sem dúvidas. Não só é crescente, mas como na maioria dos projetos atuais que envolvem data centers próprios e nuvens privadas, os clientes já buscam o HCI como um padrão. Acredito que a hiperconvergência já se tornou um novo conceito para as arquiteturas de data centers e por isso está constantemente em ascensão. Ela é a base para um projeto multicloud / nuvem híbrida de sucesso, o primeiro passo para que nuvens públicas e privadas sejam exploradas da melhor forma possível, com flexibilidade para escolher a melhor solução para determinado momento ou projeto.

 

Na hora de adotar uma infraestrutura hiperconvergente as empresas brasileiras ainda focam no preço ou nos benefícios?

Existem clientes que compram por custos, mas a grande maioria costuma buscar por benefícios. Os grandes ganhos estão na questão operacional, na questão de Opex. Dessa forma, quando você faz uma comparação de uma solução da Nutanix com outras no mercado, você vai encontrar uma que seja barata, mas que ao analisar o que o produto oferta, do ponto de vista de solução, e o quanto que isso te retorna, num estudo de três a cinco anos de TCO e mesmo de ROI, a solução da Nutanix se torna muito mais interessante.

Esse movimento também mostra que, cada vez mais, a TI não é vista como despesa ou suporte. Hoje o diretor de TI faz parte do board, do negócio. Por isso a Nutanix é um investimento. O cliente faz uma avaliação ROI/TCO olhando o retorno de negócios e o retorno financeiro. É um investimento que permite colocar TI em borda, colocar TI no foco e permitir que os decisores tenham o tempo livre pra focar em negócios, trazendo retornos financeiros e efetivamente de agilidade, facilidade de gestão e outros ganhos já mencionados que a hiperconvergência oferece.

 

A hiperconvergência em TI exige uma maior capacitação do profissional de TI? Como a Nutanix atua neste sentido? Forma os profissionais dentro de casa?

A qualificação necessária para a Nutanix também tende a ser mais simplificada. Em vez de aprender sobre quatro disciplinas (storage, rede, servidores e hypervisor), com Nutanix o time de TI passa a ter de lidar com uma só. Isso simplifica a transferência de conhecimento para nossos usuários.

Um outro ponto a ser destacado é que tanto a Nutanix quanto os parceiros possuem serviços profissionais [de suporte]. Principalmente em projetos mais críticos, posicionamos uma parte desses serviços que será dedicado – por meio de parceiros, educação ou de nossos serviços profissionais – à transferência de conhecimento da plataforma. Esse processo ocorre dentro de casa, no caso do cliente, de uma maneira bem tranquila. Costumamos tratar todo esse trâmite como parte do projeto: uma vez concluída a aquisição de nossas soluções, também oferecemos uma camada de serviços profissionais que conta com transferência de conhecimento.

Um outro ponto que gostaria de destacar é que a Nutanix segue com o NPS (Net Promoter Score) acima de 90, ou seja, é um nível de satisfação bem alto dos clientes. Em caso de dúvidas, a Nutanix dispõe de um suporte com a maior nota da indústria.

 

Qual é hoje a demanda da Nutanix por soluções de hiperconvergência?

Em relação a crescimento de mercado, nós temos tido um crescimento em escala global na casa de dois dígitos. Em termos de Brasil, a Nutanix vem crescendo 16% em relação ao número de clientes anualmente.

Temos como cliente a Cooperativa Santa Clara, na Serra Gaúcha, por exemplo, que adotou a hiperconvergência como infraestrutura para operação em seus data centers e passou a usufruir de uma gestão mais prática, backups e processos mais rápidos e uma melhor orquestração. Tudo isso com redução do consumo de energia e de espaço físico utilizado no data center.

Outro caso de sucesso é com a Leão Alimentos e Bebidas, um projeto em parceria com a Lenovo para reduzir espaço no data center, aumentar a performance e centralizar o gerenciamento do ambiente.

Na área de saúde, temos um projeto muito interessante com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês. Eles implementaram tecnologia hiperconvergente da Nutanix para a entrega de alta disponibilidade de dados e aumento do desempenho tecnológico para cinco hospitais públicos do estado de São Paulo.

Um case mais recente é da Sencinet, que trabalhando principalmente como MSP (Managed Services Provider ou Provedora de Serviços Gerenciados), escolheu a tecnologia de hiperconvergência para ofertar a seus clientes no Brasil e América Latina. A opção por Nutanix ocorreu não só para oferecer aos clientes uma plataforma de nuvem de alta disponibilidade, segura e simplificada, mas a Sencinet a elegeu como parceira estratégica em Private Cloud.

Matéria disponível em: https://www.datacenterdynamics.com/br/an%C3%A1lises/data-centers-e-a-jornada-para-a-hiperconverg%C3%AAncia/

Inscríbete para recibir nuestros contenidos