Sencinet instala mil antenas para conexão de escolas na Amazônia ao lado de ISPs

Volver al blog
3 de marzo de 2023 Sencinet na Imprensa

Matéria disponível em: https://teletime.com.br/03/03/2023/sencinet-instala-mil-antenas-para-conexao-de-escolas-na-amazonia-ao-lado-de-isps/

Legenda da Imagem

Foto: Fabiano Morari/MCom

Em nota divulgada nesta sexta-feira, 3, a Sencinet informou que instalou no Brasil, em 2022, mil antenas, que estão operando junto a ISPs que trabalham na região Norte do País.

Em comunicado, a empresa afirmou que estrutura deve crescer ainda mais neste ano, conforme planejamento estratégico. A Sencinet notou que planos preliminares comunicados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, apontam a conectividade das escolas como uma das principais metas da nova administração.          

A empresa também tem experiência com a Amazônia adquirida em outros países, como o Peru, oferecendo uma infraestrutura satelital proprietária, com características semelhantes às dos estados da região amazônica brasileira.

Após vencer o processo licitatório em outubro de 2021, a Sencinet instalou antenas VSAT em 1.303 escolas existentes em regiões remotas do Peru, como parte do Programa Educação Básica para Todos (MINEDU / 26), desenvolvido pelo Ministério da Educação. Com isso, estes equipamentos passaram a se comunicar via satélite nas bandas Ku e Ka para disponibilizar internet a cerca de 200 mil estudantes.

O diretor executivo de vendas e marketing da Sencinet, Jayme Ribeiro, explica que o satélite é usado como um link de comunicação primário ou backup para garantir a flexibilidade e escalabilidade de rede ao permitir aumento da largura de banda larga para novas aplicações e crescimento em locais remotos, como as escolas.

"A conclusão do projeto no Peru reforça a constatação de que esse tipo de tecnologia é eficaz e muito mais econômica do que as outras, como o cabeamento, por exemplo. O fato de a Sencinet já possuir mais de mil pontos de distribuição operando em estágio comercial com nossos parceiros ISPs na região amazônica brasileira coloca a companhia em condições de acelerar a chegada desta importante ferramenta às instituições de ensino do país", diz.

Além das parcerias com os ISPs amazônicos, os equipamentos da Sencinet já operam também na conexão entre a Sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Amazonas e suas unidades jurisdicionais do interior do Estado. Neste caso, o serviço envolve a utilização de satélite na banda Ku, contemplando o fornecimento de equipamentos, instalação, operação, manutenção e gerência proativa dos serviços contratados.

Parceria com pequenos provedores

Para ampliar ainda mais sua presença na região, a Sencinet mantém um programa de parcerias por meio da compra de conexões via fibra óptica com os provedores de Internet (ISPs) do Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. A iniciativa, que já conta com 1000 empresas credenciadas, permite a estes empreendedores ampliar seus ganhos alcançando grandes clientes através da Sencinet.

Inscríbete para recibir nuestros contenidos