Nuvem híbrida: 5 benefícios para a sua empresa

Back to blog
March 22, 2023 Artigos

Com a nuvem híbrida, é possível utilizar os recursos disponíveis de maneira mais eficiente. Leia o artigo e conheça as vantagens!

Legenda da Imagem

Hoje em dia, não há como se manter competitivo sem estar digitalmente conectado, e com todos os dados salvos e acessíveis de qualquer lugar, o que faz da Nuvem Híbrida indispensável para as empresas de sucesso. 

Prova disso são aquelas que seguem analógicas e nem mesmo utilizam computação em nuvem (armazenar arquivos, softwares e outros em um servidor online). Essas instituições acabam perdendo tempo, dinheiro e produtividade ao manter seus ativos fora da internet.

Se o seu negócio precisa dessa transformação digital para ter um workflow ágil e sem erros, além de assegurar a proteção dos dados, a nuvem híbrida é a melhor solução. Selecionamos os 5 maiores benefícios de implementá-la, confira a seguir!

 

Computação em nuvem: entenda como ela melhora o desempenho de uma empresa

A cloud computing vem sendo utilizada por organizações de todos os perfis, portes e segmentos, com infinitas possibilidades de uso. As finalidades vão desde backup de dados, recuperação de desastres até desenvolvimento de softwares, por exemplo.

Dividida nas categorias nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida, a cloud computing possibilita às organizações o acesso remoto às suas aplicações e arquivos. Esse "desprendimento" dos computadores expande as formas de trabalho.

Gestores distantes conseguem aprovar projetos, os danos físicos aos ativos diminuem e há uma maior segurança sobre os dados. Quem sai ganhando é a empresa, que conquista aumento da produtividade e reduz custos operacionais.

Vale ressaltar que cada uma das nuvens citadas acima possuem características que as diferenciam. Resumidamente, podemos dizer que:

  • Nuvem Pública: mantém seus dados em uma rede compartilhada com outras companhias.
  • Nuvem Privada: a sua organização é 100% responsável pelo armazenamento.
  • Nuvem Híbrida: concilia os benefícios de ambas, utilizando os recursos disponíveis com mais eficiência e pagando apenas pelos serviços que usufruir.

Leia mais: Nuvem pública, privada ou híbrida: entenda as diferenças!

 

Nuvem híbrida: como funciona?

Por mesclar dois ou mais ambientes de computação diferentes, a nuvem híbrida exige arquiteturas orquestradas e integradas. Assim, todas as informações poderão ser modificadas, compartilhadas e sincronizadas com agilidade, sem que nada se perca.

Para que haja interconectividade e tudo funcione na mais perfeita ordem, deve-se utilizar redes local, de longa distância, privada virtual e interfaces de programação do aplicativo (LAN, WAN, VPN e APIs, respectivamente).

Além disso, a nuvem híbrida conta com tecnologias de virtualização, conteinerização, armazenamento e rede para administrar recursos. Por meio de softwares dedicados, é possível designar e provisionar aplicações sob demanda em diversas estruturas.

 

Conheça exemplos de nuvem híbrida

Veja a seguir algumas formas de uso da nuvem híbrida nas empresas:

  • Utilizar nuvem pública com serviços da privada e infraestrutura local, sem configurações de nuvem híbrida;
  • Nuvem híbrida que combina uma pública e uma privada em execução no local ou na borda;
  • Combinar uma nuvem pública com outra - ou mais;
  • Utilizar nuvem híbrida em aplicativos e dados específicos (comum em empresas que requerem extrema privacidade de dados);
  • Pode-se adotar a nuvem híbrida em uma transição para nuvem pública a fim de escalonar a capacidade com dinamismo, quando as demandas excederem os recursos do data center.

 

Quais são as vantagens da nuvem híbrida?

Ao utilizar a abordagem da nuvem híbrida, as empresas conquistam diversos benefícios a curto e longo prazo. Elencamos os 5 principais:

 

  1. Aumento da produtividade

O Gartner revelou em um estudo que 400 é o número de horas anuais, em média, que os empregados gastam procurando papéis nas empresas.

Com o armazenamento em nuvem híbrida, o trabalho é otimizado e os dados podem ser facilmente acessados por usuários credenciados. 

Estes fatores eliminam perda de tempo em processos manuais e lentos, aumentando consideravelmente a produtividade das equipes.

 

  1. Disponibilidade 24/7

Por não se limitar às paredes da empresa e ao horário comercial, a nuvem híbrida está disponível 24/7/365.

Assim, os funcionários conseguem acessar os arquivos de qualquer lugar do mundo apenas pelo celular.

Essa disponibilidade, no entanto, está protegida por camadas extras de segurança promovidas por soluções como a da Sencinet.

 

  1. Facilidade de implementação

Um dos grandes diferenciais da nuvem híbrida é o fato de não haver perda de tempo durante a implementação.

Isso porque todo o processo é feito de maneira virtual, com uma empresa especializada como a Sencinet, que realiza a migração com segurança, agilidade e eficiência.

 

  1. Flexibilidade operacional

Em tempos onde o home office e o trabalho híbrido ganham maior proporção, a flexibilidade operacional promovida pela nuvem híbrida torna-se um grande diferencial competitivo.

Essa mobilidade permite que a organização possa atender ao mercado em qualquer ponto do planeta.

 

  1. Redução de custos

Com os ativos e estratégias alocados em um ecossistema digital, a empresa consegue economizar diretamente com recursos físicos.

Além disso, por parte das informações estarem em uma nuvem pública, os gastos com a gestão acabam diminuindo.

 

Conheça mais benefícios da nuvem híbrida 

Nós, da Sencinet, somos referência em transformação digital, com uma equipe formada por profissionais de grande expertise.

Graças a todo esse know-how, hoje contamos com soluções Multicloud seguras e confiáveis. Descubra todos os benefícios, entre em contato!

Sign up to receive our content