SASE: o que é, como funciona e a importância para o trabalho remoto

Back to blog
May 19, 2023 Artigos

Proteja sua empresa mesmo no trabalho remoto! Conheça os componentes do SASE e as características que vão beneficiar o seu negócio. Saiba Mais!

Legenda da Imagem

A nova realidade no meio corporativo não poderia ser outra: trabalho remoto. Esse modelo tornou-se uma alternativa para manter o funcionamento das atividades, mesmo longe das sedes de uma organização.

Embora proporcione diversos benefícios às instituições e aos funcionários, há uma incerteza que tem gerado muita dor de cabeça aos gestores. Afinal, como manter a segurança da rede em sistemas que estão fora do alcance físico da empresa? A solução para esse desafio é o SASE

Continue a leitura para entender melhor o que é SASE, como o seu funcionamento ocorre e a importância do serviço para empresas remotas ou que implementaram o trabalho híbrido. 

 

No que consiste o SASE?

Secure Access Service Edge (SASE), ou "Borda de Serviço de Acesso Seguro" em português, é uma arquitetura que combina tecnologias de rede e segurança em uma plataforma unificada.

Essa solução é responsável por oferecer acesso seguro e otimizado a recursos em nuvem, aplicativos e dados, independentemente de onde estejam hospedados e a qualquer momento.

 

Como o SASE funciona?

O SASE combina tecnologias de segurança e rede para permitir que as empresas gerenciem e protejam sua rede e dados de maneira mais eficiente.

Ele possibilita a criação de políticas personalizadas com base na identidade e no contexto de cada usuário. Isso viabiliza especificar o nível desejado de desempenho, confiabilidade e custo, oferecendo maior controle sobre a utilização da rede.

A estrutura propicia maior escalabilidade e velocidade na nuvem, resolvendo desafios constantes associados à utilização de aplicativos e dados corporativos em redes Wi-Fi públicas, por exemplo.

 

Quais são as vantagens do SASE para o trabalho remoto?

O SASE beneficia diretamente as empresas que mantêm as operações em pleno funcionamento, mesmo longe das estruturas físicas. Inclusive, o seu surgimento tem a ver com essa necessidade de expandir as atuações, mas veio antes mesmo da pandemia da Covid-19.

Foi em 2019, quando um relatório do Gartner chamado "O futuro da segurança está na nuvem" introduziu a tecnologia. De acordo com os analistas, os data centers corporativos não eram mais o centro dos requisitos de acesso para usuários e dispositivos.

Segundo eles, isso ocorreu devido às demandas executadas em diversos lugares, incluindo nuvens públicas e locais de ponta, como filiais e home office. Com isso, apareceram debates acerca da necessidade de maior agilidade e proteção nesses procedimentos.

Porém, acessar a internet por meio de redes públicas de Wi-Fi pode colocar em risco a segurança dos dados. Nesses casos, o SASE oferece um ambiente de acesso rápido e seguro, com controle mais rigoroso sobre os usuários, dispositivos e informações.

 

Garanta as melhores práticas de cibersegurança!

Nosso objetivo é ser seu parceiro de negócio, com conhecimento técnico e experiência, para que você tome as melhores decisões e esteja sempre protegido.

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

Sign up to receive our content